quarta-feira, 25 de julho de 2007

PÁSSARO DA TERRA

Para matar as saudades, ouvi ontem, novamente, o CD com as músicas de Waldemar Henrique, arranjos e interpretação de Salomão Habib e, logicamente, com as letras de João de Jesus Paes Loureiro. Esse CD acompanha o livro "Pássaro da Terra" editado em 1999 pela editora Escrituras.
Para mim, cada vez que escuto as músicas da peça, experimento uma sensação diferente. Ora lembranças dos cordões de pássaro da Nina Abreu, ora a as maresias da montaria atravessando da "Bêra" para a ilha de Sirituba. Às vezes aparece arrependimento pelos momentos que lançava desprezo sobre os cidadãos abaetetubenses que mantinham viva a nossa fantástica cultura. É que, na época, por exemplo, achincalhava, como outros tantos jovens, com o conjunto "Os Muiraquitãs" que cantava as nossas singulares realidades. Preferíamos o Rock que era "quente". Apesar disso, pego-me cantando de quando em vez, aquelas músicas que pertenciam à nós.
"Ti, Ti, Ti, Ti, Abre Caminho que eu quero passar,
Ti, Ti, Ti, Ti, Abre Caminho que eu quero passar,
Sou Carregador da Bera, Meu Carrinho é de Mão,
Eu Trabalho lá na Feira com a maior Satisfação"
Essas e outras melodias são recorrentes nas minhas divagações.
Pois é. Esse CD do "Pássaro da Terra" cava fundo o Círio da Conceição, as frutas amazônicas espalhadas pelo chão, os peixes saindo dos barcos na confusão das madrugadas, os porres de cachaça Alvorada, Amazônia, Papagaio, ou qualquer outra armazenada em "frasqueiras" de vidro e retiradas em cuias para encher garrafas de "quartirimeio". O "chou" que ecoava uníssono de todas as pessoas para sacanear alguém que cometesse qualquer deslize em publico, as figuras de "Seu Ramos", Dona Maria do Tacacá, Terêncio porre discursando, o "Malária" respondendo com um vozeirão inigulável ao meu cumprimento, a "Perema" no Mercado de carne gritando todos palavrões existentes contra quam a chamasse pelo apelido. Muita Coisa evoca Abaetetuba, que penso ser um lugar mágico e imaginário, como Avalon para os ingleses.
Peço desculpas ao nosso poeta Paes Loureiro, mas ousei disponibilizar o CD para quem quiser experimentar isso que relato. Você pode ouvir as músicas baixando o arquivo em MP3 clicando no link http://www.mediafire.com/?6zwz10igl0o .
Recomendo em especial o "Lundu dos Caboclos", na faixa 5, onde é citada a marvada de Abaeté.
Para não ferir quaisquer direitos autorais, baixe o arquivo, ouça as músicas e delete em seguida. A comercialização ou qualquer exibição é crime. Apenas ouví-las é um dever e um direito de qualquer cidadão.

Nenhum comentário: